domingo, 27 de junho de 2010

Jane Austen:da literatura ao cinema


Você conhece Jane Austen? Se sim, eu sei, também acho, ela é ótima. Se não, você deveria conhecer! Isso não é uma ordem, é uma dica, cada um lê o que quer, mas as obras dela são bem legais. Jane Austen é uma escritora inglesa, do século XVIII, mesmo suas obras sendo bem “velhas”, elas são ótimas, de verdade. Entre as mais conhecidas estão Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade (minhas preferidas), Mansfield Park, Emma, entre outras. Ela consegue nos apresentar uma narrativa com tanta sensibilidade e percepção que nos deixa grudadas naquela história como chicle.
Eu sei que muitos vão pensar, “Nossa que velha, não deve ser legal, eu não vou entender...”, mas não, elas têm um vocabulário bem acessível e as palavras mais rebuscadas dão um charme extra à obra. Jane Austen foi considerada pela crítica uma das primeiras romancistas modernas. “A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa”.
Inclusive muitas de suas obras fora adaptadas ao cinema. Orgulho e Preconceito ficou incrível, o filme conseguiu ser fiel ao livro, foi uma das melhores adaptações cinematográficas que eu já vi, e os atores ficaram ótimos dando vida a personagens memoráveis. O filme conseguiu manter o encanto do livro (ainda bem), só estou falando desse filme porque foi o único que eu vi baseado nas obras dela. Fica aí então a dica, de literatura e cinema ao mesmo tempo, pra quem gosta de uma história de época, ou de romances em um modo geral, não tem como não se apaixonar por Elizabeth Bennet e Mr. Darcy.

Marilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário